Fique por dentro:

Cantor e vereador irmão Lázaro esta internado com covid

Angelo Guerreiro e secretários se reúnem com vereadores de Três Lagoas para apresentar reforma de escolas e protocolo de segurança da volta às aulas

DENGUE: Boletim Semanal apresenta 133 casos notificados como suspeitos em Três Lagoas

Governo de MS decide pela retomada das atividades escolares de forma remota

Simone Tebet encerra gestão na presidência da CCJ com alta produtividade, apesar da pandemia

Suzano promove live sobre inclusão no universo corporativo

Com foco na atuação integrada, Agepen realiza 1º encontro virtual do ano com diretores do sistema penitenciário

Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2021 começa no domingo com quatro jogos

Andradina – Irmão mata irmão com golpes de tesoura

Jovem mata a facadas menina que conheceu em jogo online

Após internação por ‘excesso de medicação’, Flordelis recebe alta

Contribuinte pode baixar programa da declaração do IR a partir de hoje

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 50 milhões

Bolsonaro entrega à Câmara PL que permite privatização dos Correios

Biden revoga veto de Trump a imigrantes

Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora abre prazo para inscrições de novas famílias em Três Lagoas

MS terá conselho municipal de saúde animal visando evolução do status sanitário da Aftosa

Secretário de Meio Ambiente de Três Lagoas realiza visita técnica à fábricas de processamento de mandioca e piscicultura em Anaurilândia

Saúde registra 53 novos casos positivos nesta terça-feira (23) e um total de 1.021 ativos

TJRJ decide suspender deputada Flordelis de suas atividades

Via3noticias - Portal de Notícias Online Via3noticias - Portal de Notícias Online
  • Home
BrasilEducação

MEC publica portaria com diretrizes gerais para educação básica

11 de janeiro de 202111 de janeiro de 2021
MEC publica portaria com diretrizes gerais para educação básica
0 Share
FacebookTwitterPinterestGoogle+

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (11), no Diário Oficial da União (DOU), uma portaria com diretrizes gerais para a implementação do novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O texto especifica alguns pontos de outra portaria a pasta, publicada em maio de 2020, que determinou que o Saeb será anual e que os resultados do exame também poderão ser usados para ingresso no ensino superior.

O Saeb é um conjunto de instrumentos que permite a produção e a disseminação de evidências, estatísticas, avaliações, exames e estudos a respeito da qualidade das etapas que compõem a educação básica, que engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.

Atualmente a avaliação é aplicada de dois em dois anos a estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. A portaria publicada em maio, diz que, a partir de 2021, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) passará a avaliar os estudantes todos os anos, a partir do 2º ano do ensino fundamental até o final do ensino médio.

Entre outros pontos, a portaria publicada nesta segunda-feira diz que deverão ser formulados novos objetivos para a avaliação dos estudantes do Ensino Médio, que ocorrerá de maneira seriada e será um exame alternativo de ingresso ao ensino superior.

O texto também diz que a Educação Infantil (de 0 a 5 anos) será avaliada a cada dois anos exclusivamente pela aplicação de questionários eletrônicos de natureza não cognitiva.

De acordo com a portaria, o Inep também deve realizar em parceria com estados e municípios, um Saeb censitário, anual e para as quatro áreas do conhecimento da educação básica; ampliar de forma gradativa a população de referência da avaliação e das condições de acessibilidade dos testes e dos questionários, com progressiva aplicação eletrônica dos exames.

As alterações visam ajustar o Saeb às mudanças na Base Nacional Comum Curricular  observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais, na Política Nacional de Alfabetização e o novo Ensino Médio.

O Inep deverá formar uma comissão especial, formada por representantes do órgão, do MEC, do Conselho Nacional de Secretários de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, além de pesquisadores para assessorar “técnica e pedagogicamente na formulação dos instrumentos de avaliação e na progressiva ampliação da população de referência do Saeb.”

Agencia Brasil

Prev Post

Eleitor tem até esta semana para justificar ausência no 1º turno

Next Post

Enem terá regras para evitar contágio pelo novo coronavírus

Leave a Reply Cancel Reply

Your email address will not be published.

 

 

 

 

 

 

 

Tempo Agora

Fale Conosco

E-mail: via3noticias@gmail.com

67 – 99325 – 7601

Featured

  • Cantor e vereador irmão Lázaro esta internado com covid
    25 de fevereiro de 2021Cantor e vereador irmão Lázaro esta internado com covid
  • Angelo Guerreiro e secretários se reúnem com vereadores de Três Lagoas para apresentar reforma de escolas e protocolo de segurança da volta às aulas
    25 de fevereiro de 2021Angelo Guerreiro e secretários se reúnem com vereadores de Três Lagoas para apresentar reforma de escolas e protocolo de segurança da volta às aulas
  • DENGUE: Boletim Semanal apresenta 133 casos notificados como suspeitos em Três Lagoas
    25 de fevereiro de 2021DENGUE: Boletim Semanal apresenta 133 casos notificados como suspeitos em Três Lagoas

Popular

Categorias

  • Três Lagoas
Via3noticias © 2019 / All Rights Reserved
  • Share on WhatsApp
  • Share on Facebook
  • Share on Instagram
  • Share on Pinterest
  • Share on Twitter
  • Share on Telegram