Fique por dentro:

Ministério pretende prorrogar contratos de 2,9 mil médicos

Saúde inicia borrifação com “Fumacê” nos bairros Interlagos, Parque São Carlos, Novo Oeste e Vila Nova

Departamento de Cultura abre vagas para Oficinas de Regência

Voos comerciais passam a ser diários em Três Lagoas e direção do Aeroporto busca novas empresas e rotas

Saúde registra 27 novos casos positivos e confirma 01 óbito nesta quinta-feira (04) em Três Lagoas

Senado aprova PEC Emergencial em primeiro turno

WhatsApp adiciona recurso de chamadas de voz e vídeo em versão desktop

Covid-19: Anvisa se reúne com responsáveis por vacina indiana Covaxin

Faturamento da indústria cresce 8,7% em janeiro, diz CNI

Cantor e vereador irmão Lázaro esta internado com covid

Angelo Guerreiro e secretários se reúnem com vereadores de Três Lagoas para apresentar reforma de escolas e protocolo de segurança da volta às aulas

DENGUE: Boletim Semanal apresenta 133 casos notificados como suspeitos em Três Lagoas

Governo de MS decide pela retomada das atividades escolares de forma remota

Simone Tebet encerra gestão na presidência da CCJ com alta produtividade, apesar da pandemia

Suzano promove live sobre inclusão no universo corporativo

Com foco na atuação integrada, Agepen realiza 1º encontro virtual do ano com diretores do sistema penitenciário

Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2021 começa no domingo com quatro jogos

Andradina – Irmão mata irmão com golpes de tesoura

Jovem mata a facadas menina que conheceu em jogo online

Após internação por ‘excesso de medicação’, Flordelis recebe alta

Via3noticias - Portal de Notícias Online Via3noticias - Portal de Notícias Online
  • Home
Destaques

Pesquisadores encontram espécies raras de falsa-coral nas florestas da Suzano em Mato Grosso do Sul

22 de outubro de 202022 de outubro de 2020
Pesquisadores encontram espécies raras de falsa-coral nas florestas da Suzano em Mato Grosso do Sul
0 Share
FacebookTwitterPinterestGoogle+

Registro, enviado para a revista científica Herpetology Notes, reforça as boas práticas da empresa para a preservação biodiversidade, com mais de 1,2 mil espécies identificadas no Estado

As florestas da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em Mato Grosso do Sul possibilitaram o registro singular de duas espécies raras de cobra do gênero Apostolepis, a “falsa-coral”, em uma mesma área. Com escassos registros científicos, as espécies Apostolepis goiasensis e Apostolepis intermedia, foram encontradas na região da propriedade Barra do Moeda, área de preservação ambiental da empresa, e evidenciam as boas práticas de manejo da Suzano para a preservação da biodiversidade.

“Embora esse gênero de serpente seja endêmico na América do Sul, principalmente no Brasil, as duas espécies encontradas em nossas áreas florestais são pouco conhecidas e registradas. Além disso, é bastante incomum as duas espécies serem localizadas em uma mesma área, o que atesta as nossas boas práticas de manejo para a conservação da biodiversidade. A Suzano mantém, desde 2007, um intenso trabalho de recuperação de áreas degradadas e monitoramento da fauna e da flora em suas áreas visando proteger os biomas, no caso de MS, principalmente o Cerrado. Esses registros nos reforçam que estamos no caminho certo”, ressalta Maria Tereza Borges Rocha, gerente de Meio Ambiente Industrial da Suzano.

As espécies foram encontradas durante pesquisas de campo que ocorreram entre outubro de 2017 e abril de 2018. A comunicação científica, de autoria de Fábio Maffei, consultor da Funatura da área de herpetologia, e Cristiano Nogueira, da Universidade de São Paulo, foi enviada em agosto para avaliação da revista científica Herpetology Notes (https://www.biotaxa.org/hn), especializada na área de herpetologia (ramo da zoologia dedicado ao estudo de répteis e anfíbios).

Ao todo, foram capturadas cinco cobras, sendo três da espécie Apostolepis intermedia e duas Apostolepis goiasensis. Quatro delas estavam em áreas de plantação de eucalipto e uma estava em uma área de Cerradão (Cerrado denso) da Suzano. Os animais foram coletados sob a licença SISBIO (Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade), do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), e enviados para a Coleção Herpetológica do Instituto Butantan, no Estado de São Paulo.

“As duas espécies aqui registradas ocorrem predominantemente em áreas de Cerrado. Este bioma é um hotspot de biodiversidade. A raridade de registros das duas espécies mostra que ainda sabemos pouco sobre a fauna de cobras desse bioma, principalmente formações florestais como o Cerradão”, destaca a publicação.

Monitoramento

Ao todo, foram catalogadas 1.208 espécies da fauna e flora da região nas florestas da Suzano. Vinte e oito delas estão ameaçadas de extinção, seguindo os critérios do IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).

Dentre as espécies catalogadas, estão: 485 diferentes plantas nativas; 353 espécies de aves – o que corresponde a 47% das espécies do Cerrado, segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) -, 103 artrópodes, 79 espécies de mamíferos, 62 de répteis, 55 de peixes e 41 espécies diferentes de anfíbios.

Na lista das espécies em risco de extinção pela IUCN catalogados pela empresa, estão desde aves como mutum-de-penacho (Crax fasciolata) e águia-cinzenta (Urubitinga coronata) à mamíferos, como cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), duas espécies de gatos-do-mato (Leopardus guttulus e Leopardus tigrinus), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla),  ariranha (Pteronura brasiliensis) e anta (Tapirus terrestres).

Falsa-coral

De acordo com a publicação, estima-se que haja 37 espécies de falsa-coral na América do Sul, sendo 32 delas ocorrendo no Brasil.  No entanto, são poucos os registros desses animais. A Apostolepis goiasensis foi descrita em 1943 a partir de um espécime de Rio Verde, em Goiás, e, em 2003, com base em um segundo espécime do município de Uberlândia (MG). Posteriormente, foram publicados dados sobre indivíduos em Luziânia (GO), Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS). “O espécime de Três Lagoas é o primeiro registro conhecido baseado em um espécime vivo obtido em uma amostra de campo”, destaca o comunicado. Outros três registros da espécie são apresentados para o Distrito Federal (Brasília), Goiás e São Paulo.

Já a Apostolepis intermedia era conhecida com base em um único espécime supostamente coletado em Miranda (MS), cujo holótipo (fragmento ou ilustração feita a partir de espécime usado para a descrição original de uma espécie) foi perdido. Um segundo exemplar foi registrado em Anastácio (MS), em 2012, e outros dois, no Paraguai.

Mato Grosso do Sul possui 113 espécies de serpentes, oito delas do gênero Apostolepis.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Jornalismo – Performa

Prev Post

Em sabatina Kássio Nunes responde sobre aborto, armas e Lava Jato

Next Post

Empresa Simples de Crédito e Cadastro Positivo surgem como alternativas de crédito para micro e pequenas empresas

Leave a Reply Cancel Reply

Your email address will not be published.

 

 

 

 

 

 

 

Tempo Agora

Fale Conosco

E-mail: via3noticias@gmail.com

67 – 99325 – 7601

Featured

  • Ministério pretende prorrogar contratos de 2,9 mil médicos
    29 de março de 2021Ministério pretende prorrogar contratos de 2,9 mil médicos
  • Saúde inicia borrifação com “Fumacê” nos bairros Interlagos, Parque São Carlos, Novo Oeste e Vila Nova
    4 de março de 2021Saúde inicia borrifação com “Fumacê” nos bairros Interlagos, Parque São Carlos, Novo Oeste e Vila Nova
  • Departamento de Cultura abre vagas para Oficinas de Regência
    4 de março de 2021Departamento de Cultura abre vagas para Oficinas de Regência

Popular

Categorias

  • Três Lagoas
Via3noticias © 2019 / All Rights Reserved
  • Share on WhatsApp
  • Share on Facebook
  • Share on Instagram
  • Share on Pinterest
  • Share on Twitter
  • Share on Telegram